ESTUDAR ALEMÃO ONLINE

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Verbos Reflexivos - Reflexive Verben

Nesta seção  vamos aprender a usar os verbos reflexivos.
Deutsch
Português
Ich erinnere mich an den Urlaub.
Sie
interessiert sich für Deutsch.
Wir
freuen uns auf November.
Eu me lembro do feriado
Ela se interessa por Alemão.
Estamos anciosos por Novembro.

O que são verbos reflexivos?
Verbos reflexivos são verbos que precisam de um pronome para completar a frase.

Nas frases com verbos reflexivos o sujeito e o objeto(=pronome) são a mesma pessoa.
O objeto (=pronome) reflete o sujeito.

Exemplo 1:
  • Ich wasche mich jeden Tag. (Lavo-me todos os dias.)
"Ich" é o sujeito da frase. Eu estou praticando uma ação. Eu lavo.
"waschen" é o verbo reflexivo da frase.
"mich" (=> ich)é o objeto da frase. Alguém faz alguma coisa comigo. Alguém me lava.

Exemplo 2:
  • Ich konzentriere mich auf das Examen. (Eu me concentro no exame.)
"Ich" é o sujeito da frase. Eu estou praticando uma ação. Eu concentro.
"konzentrieren" é o verbo reflexivo da frase.

"mich" (=> ich) é o objeto da frase. Eu me concentro.

Quais são os pronomes reflexivos?
Nominativ
Dativ
Akkusativ
Deutsch

Deutsch

ich
mir

mich

du
dir

dich

er
sich

sich

sie
sich

sich
es
sich

sich

wir
uns

uns

ihr
euch

euch

sie
sich

sich



Dativo ou Acusativo?
A próxima questão é saber se o verbo pede dativo ou acusativo.
  • Se o objeto é direto pede caso acusativo. 
  • Se o objeto é indireto pede caso dativo.

    Existe ainda uma maneira mais fácil de descobrir o caso.
    Se há apenas um objeto depois do pronome reflexivo use o acusativo.
    Se há dois objetos após o pronome reflexivo use o dativo.

    exemplos:
    • Ich wasche mich. (Eu lavo-me.)
    • Ich wasche mir die Hände. (Eu lavo as mãos.)
    No primeiro exemplo há apenas um objeto (mich=objeto direto). Então, o pronome reflexivo deve ser no acusativo.
    No segundo exemplo há dois objetos: "mir" (=objeto indireto) e "Hände" (=objeto direto).
    So, the reflex pronoun must take the dative.


    Ordem dos pronomes reflexivos
    Nas frases os pronomes reflexivos vêm após do verbo conjugado.
    exemplos:
    • Ich dusche mich abends. (Eu tomo banho[banho-me] à noite.)
    • Er bewegt sich sehr langsam. (Ele move-se muito devagar.)
    • Ich habe mir die Haare gewaschen. (Eu lavei meu cabelo.)
    • Wir haben uns gestern getroffen. (Nós nos encontramos ontem.)

    Nas questões o pronome reflexivo vem após o sujeito.
    exemplos:
    • Rasierst du dich jeden Tag? (Você se barbeia todos dias?)
    • Erinnert ihr euch an Giselle? (Você se lembra da Giselle?)
    • Hast du dir die Zähne geputzt? (Você escovou seus dentes?)
    • Habt ihr euch erholt? (Você se recuperou?)


    Lista dos verbos reflexivos

    Verbos gerais
    Deutsch
    Português
    sich anhören (D)
    ouvir
    sich ansehen (D)
    ver
    sich ärgern (A)
    enraivecer-se
    sich bedanken (A)
    agradecer
    sich beeilen (A)
    apressar-se
    sich benehmen (A)
    comportar-se
    sich befinden (A)
    localizar-se
    sich beschweren (A)
    queixar-se
    sich bewegen (A)
    mover-se
    sich bewerben (A)
    aplicar-se
    sich entscheiden (A)
    decidir-se
    sich entschuldigen (A)
    desculpar-se
    sich entspannen (A)
    relaxar-se
    sich erholen (A)
    recuperar-se
    sich erinnern (A)
    lembrar-se
    sich fragen (A)
    perguntar-se
    sich freuen (A)
    alegrar-se
    sich (krank/wohl) fühlen (A)
    sentir-se
    sich gewöhnen (A)
    acostumar-se
    sich hinlegen (A)
    deitar-se
    sich interessieren (A)
    interessar-se
    sich kaufen (D)
    comprar
    sich kochen (D)
    cozinhar
    sich konzentrieren (A)
    concentrar-se
    sich langweilen (A)
    entidiar-se
    sich leisten (D)
    permitir
    sich merken (D)
    lembrar-se
    sich setzen (A)
    sentar-se
    sich treffen (A)
    reunir-se
    sich überlegen (A)
    considerar-se
    sich unterhalten (A)
    discutir-se
    sich verbessern (A)
    aprimorar-se
    sich verlassen (A)
    confiar-se
    sich verlieben (A)
    apaixonar-se
    sich verloben (A)
    engajar-se
    sich verspäten (A)
    atrasar-se
    sich verstehen (A)
    entender-se
    sich vorbereiten (A)
    preparar-se
    sich vorstellen (D)
    imaginar
    sich wundern (A)
    surpreender-se
    sich wünschen (D)
    desejar
           
    Verbos especiais para rotina
    Deutsch
    Português
    sich abtrocknen (A)
    secar-se
    sich anziehen (A)
    vestir-se
    sich ausziehen (A)
    despir-se
    sich baden (A)
    banhar-se
    sich (die Haare) bürsten (D)
    escovar(cabelo)
    sich duschen (A)
    banhar-se
    sich (die Haare) föhnen (D)
    secar(cabelo)
    sich (die Haare) kämmen (D)
    pentear(cabelo)
    sich rasieren (A)
    barbear-se
    sich (die Beine) rasieren (D)
    depilar (pernas)
    sich schminken (A)
    maquiar-se
    sich umziehen (A)
    trocar-se(roupas)
    sich waschen (A)
    lavar-se
    sich (die Harre) waschen (D)
    lavar (cabelo)
    sich (die Hände) waschen (D)
    lavar(mãos)
    sich (die Zähne) putzen (D)
    escovar (dentes)

    Nos dicionários "sich" precede o verbo reflexivo.

    Legenda
    (D)=Dativo
    (A)=Acusativo

     É isso,
    Tschüs

    6 comentários:

    1. Bom dia!


      Em vaários blogs eque visitei,o seu foi o único que consegui entender a explicação.brigada por compartilhar seus conhecimentos.

      Atenciosamente,

      Helânia

      ResponderExcluir
    2. Seu blog e explicaçao sao otimas muito obrigada cara!

      ResponderExcluir
    3. Tenho tido dificuldades nesse tema "reflexivos verbos"foi com você que consegui entender 100%.Vielen Dank!

      ResponderExcluir
    4. Os verbos da lista que estão marcados com o A, podem ser usados também como dativo dependendo da situação, mas os marcados com o D não podem ser utilizados como acusativo, correto?
      Pode me dar um exemplo pra ficar mais claro?

      ResponderExcluir